Harvard Business School avaliou o HackerTeen como “primeiro e único no mundo” por sua metodologia inovadora.

HackerTeen é um projeto educacional sobre redes e segurança da computação, empreendedorismo na internet e ética hacker para adolescentes de 14 a 19 anos. O projeto visa atender jovens de diversas localidades do mundo. Atualmente está disponível na língua Portuguesa (no Brasil) e em fase de implantação nas línguas Inglesa e Espanhola.

Com uma metodologia inovadora – que envolve desafios, jogos, RPG, Linux e desenhos mangás – foi avaliado como “primeiro e único no mundo” pela Harvard Business School.

Objetivos

O projeto tem por objetivo ensinar tecnologia de maneira inovadora e divertida, capacitando os jovens para trabalharem com segurança de computadores e preparando-os para proteger empresas – e não invadí-las –, diminuindo também o tempo e a energia que gastam com jogos, MSN e Orkut.

Para alcançar esse objetivo, o HackerTeen:

  • Mostra ao jovem a cultura e a ética hacker, desmitificando o termo erroneamente confundido com cracker – o verdadeiro criminoso, que invade computadores e rouba senhas;
  • Evita que o jovem se torne um cracker e, portanto, diminui a criminalidade digital por parte dos jovens, mostrando-lhes as conseqüências de atitudes não apropriadas;
  • Desperta no jovem o espírito empreendedor que tiveram Bill Gates, Linus Torvalds, Michael Dell, os criadores do Google, da Amazon, da HP e outros.
  • Prepara-o para trabalhar com segurança e redes de computadores. Para isso, todo o conteúdo computacional do HackerTeen está focado em servidores e não em desk-top (usuário final). Nos servidores estão os dados das empresas que precisam ser protegidos e, nessa área, os melhores salários;

Importante: o HackerTeen não pretende formar hackers e muito menos crackers. Mostramos ao jovem o caminho para que se torne um hacker ético, dando-lhe o embasamento necessário para isso.

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747