YAGO: Ah... então isso se limita ao software?

HACKER IP: Não, não se limita ao software, e nem mesmo à informática: principalmente na literatura técnica estrangeira, você verá que manobras tecnológicas que ultrapassam os recursos indicados no manual dos equipamentos são muitas vezes denominadas "hacks". Assim, o termo " hacker" também aplica-se aos técnicos da NASA que salvaram o vôo da Apolo 13 usando apenas os materiais que estavam a bordo da nave (que você talvez tenha ouvido falar apenas no filme estrelado por Tom Hanks. Procure pelo filme - APOLO 13. Existem também filmes brasileiros, que com o tempo lhe indicarei para assistir), ou a quem teve a idéia de construir antenas wi-fi a partir de latas de batatas Pringles, ou ainda àqueles que trocaram as ventoinhas dos PCs por refrigeção a água, e outras tantas situações.

YAGO: Poxa, mas então vai além de informática!

HACKER IP: Sim. Acho que a esta altura você já começa a formar sua idéia sobre o que é um hack (e o que faz um hacker), mas, se você quiser uma coleção de exemplos, visite em http://hacks.oreilly.com Link externo ao HackerTeen a série de livros "Hacks" - publicada pela conceituada editora O'Reilly.

YAGO: Você quer que eu compre os livros?

HACKER IP: Não!!! Não compre os livros. Use apenas para ler os índices e inspirar-se. Nada mais. Você precisa aprender Inglês. Espere que vou recomendar livros em português. Não tenha pressa. Um hacker tem paciência... Não se surpreenda ao encontrar algo que interesse até aos menos inclinados a uma carreira tecnológica, pois os temas dos livros vão desde investimentos financeiros até fotografia digital, passando por temas "típicos" como segurança de computadores e outros, bem menos, como pesquisas avançadas no Google.

YAGO: Qual é a atitude característica do Hacker?

HACKER IP: A atitude característica do hacker é a procura permanente por problemas “ interessantes” (e inéditos) para serem resolvidos.
Em geral, há também uma busca pela independência e pela liberdade - o que não os impede de trabalhar em equipe (você sabia que o número de co-autores do Linux é contado em várias centenas?).
Os hackers também têm um respeito muito maior pela competência e pelos resultados do que pela a parência e pelas declarações.

YAGO: Como assim? Não entendi.

HACKER IP: Geralmente, os hackers consideram natural a divulgação de suas descobertas com o objetivo de compartilhá-las.
Como conseqüência, valorizam a colaboração e a reutilização das informações previamente divulgadas por outros hackers - mas sempre mencionando a autoria.
Por exemplo, para muitas das descrições desta mensagem, me baseio no texto Hacker HOWTO escrito por Eric Raymond. Existe também uma explicação de por que as pessoas confundem hacker com cracker?.

YAGO: Eu posso ler isso?

HACKER IP: Deve. Os hackers tendem a respeitar os colegas que seguem as definições mencionadas. Além disso, comumente valorizam quem colabora no desenvolvimento do software livre, divulga informação útil e ajuda a manter as engrenagens virtuais da Internet funcionando.

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747