Conteúdo da Faixa Branca
Conteúdo da Faixa Branca

A pílula vermelha e a importância de conhecer a realidade Matrix e a alegoria da caverna

Lembram-se quando Morpheus disse que Neo "nasceu numa prisão para a mente"? No filme Matrix, os homens estão presos em casulos para gerar bio-energia para as máquinas.

Elas alimentam-se de restos humanos, e como o corpo não pode viver sem uma mente, o computador central (a Matrix) gera nos homens aprisionados experiências e sensações que os fazem acreditar que vivem uma vida social nomal. Na verdade, estes homens têm suas vidas no mundo virtual criadas pelo programa de inteligência artificial. No mundo físico, encontram-se conectados a cabos e passam seus dias presos e flutuando em um líquido dentro do casulo.

O filme Matrix é uma obra de ficção científica, mas também uma produção que discute uma série de questões filosóficas das mais importantes.

Queremos discutir a importância do conhecimento da realidade. Para isso, iremos conversar sobre Filosofia, ciência, ética, e quais os motivos que a tornam a ética indispensável para a nossa vida social e profissional.

Quando Morpheus entregou as duas pílulas para Neo, qual a escolha Neo teve que fazer? Ele estava diante de dois caminhos: o do conhecimento da realidade, da verdade, representado pela pílula vermelha ou o caminho da ilusão, da ignorância, representado pela pílula azul. Apesar de estar com seu corpo preso no casulo da Matrix, apesar da mente de Neo receber os impulsos ilusórios do computador central, ele tem uma mente humana.

Uma das qualidades do homem é que ele pode pensar e escolher. Chamamos isto de livre arbítrio. Neo foi apresentado a uma nova e difícil situação. Ele podia recuar e fugir da realidade. Mas nem mesmo a Matrix consegue controlar totalmente as mentes. O corpo está preso, mas não a consciência.

A resistência a qualquer escravidão passa pelo conhecimento, mas o conhecimento exige a vontade de ser livre. Quem é livre, para continuar livre, precisa de conhecimento.

O filósofo Willian Irwin escreveu: "a única coisa pior que uma prisão para sua mente é uma prisão para sua mente que você nem sabe existir, portanto, uma prisão de onde você nem tenta escapar." Esta era a situação dos humanos conectados pelos cabos da Matrix.

O que Neo resolve fazer? Qual a escolha que ele toma? No filme Matrix, Neo toma a pílula vermelha e sai do seu casulo. Descobre que vivia um sonho. Que seu corpo estava preso ao casulo. Morpheus diz: "a maior parte dessas pessoas não está pronta para ser desconectada".

Sem dúvida. Imagine se você descobre que vivia um sonho que acreditava ser a realidade. Imagine você descobrir que tudo aquilo que você acreditou não existe? Muitos não conseguiriam suportar. Muitas vezes, ter consciência da realidade é muito difícil. Por outro lado, sem a consciência do real ninguém poderá exercer suas escolhas e ser livre para fazer sua vida.

índice do material | « anterior123456789próxima »

Este texto está disponível gratuitamente sob a licença Creative Commons e o uso do material para fins comerciais é proibido.

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747