HackerTeen é finalista em prêmio internacional

Projeto foi um dos 30 escolhidos para o "ICT for the Empowerment of Youth 2006"

O HackerTeen, projeto educacional que capacita jovens para trabalhar com segurança de computadores, ficou entre os 30 finalistas do ICT for the Empowerment of Youth 2006, promovido pela Development Gateway Foundation, que avalia e premia iniciativas que melhoram as condições da juventude.

O prêmio é direcionado a projetos que capacitam jovens para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação de países em desenvolvimento. A premiação avalia projetos que usam tecnologias de informação e de comunicação para melhorar, social e economomicamente, a vida desses jovens.

Para poder participar, o HackerTeen precisou enviar cartas de recomendação de terceiros que pudessem avalizar o projeto de forma independente. As cartas foram escritas por membros da Harvard Business Scholl, da Linux International, da IBM e do Instituto IBI.

"Fico muito feliz que o programa HackerTeen tenha sido escolhido como um dos finalistas do prêmio", disse Jon "maddog" Hall, presidente da Linux International.

A pesquisadora sênior da Universidade de Harvard, Kerry Herman, conheceu o HackerTeen em uma visita ao Brasil, em 2005, para realizar estudos sobre o progresso dos softwares de código aberto e como eles podem beneficiar países em desenvolvimento estimulando o empreendedorismo e a inclusão digital. Para a pesquisadora, "o HackerTeen é uma ação inovadora, um projeto único no mundo, e que reúne todo o conteúdo necessário para ser um projeto economicamente viável e de sucesso mundial.

Além destes testemunhos, Douglas Teixeira, aluno do HackerTeen, jovem assistido pelo projeto Casulo no Real Parque, no Morumbi, em São Paulo, enviou seu testemunho, contando a história de como passou de fiscal de táxi - chamando clientes para os taxistas - para trabalhar como suporte help desk em uma grande empresa de call center de São Paulo: "o projeto me fez enxergar que as coisas não são fáceis mas também não são difíceis, temos apenas que nos esforçar um pouco e acreditar que um dia algo irá dar certo", diz um trecho da carta do jovem de 22 anos.

Uma pré-seleção em outubro eliminou 220 inscritos, entre projetos de ONGs e iniciativas privadas de todo o mundo, deixando o HackerTeen entre os 30 candidatos finais. O vencedor foi anunciado em dezembro de 2006, durante o Telecom World 2006 Youth Forum, na cidade de Hong Kong, na China.

O projeto ganhador, desenvolvido pela ONG sul-africana Mindset Network, recebeu 100 mil dólares para que amplie a área de atuação de seu projeto. O Development Gateway Foundation destaca em seu site as histórias de todos os finalistas, entre eles o HackerTeen. Conheça os 30 finalistas em: http://topics.developmentgateway.org/special/youth/template30.do

O ICT for the Empowerment of Youth esté em sua terceira edição. Nos anos anteriores, as iniciativas ganhadoras foram de projetos localizados na Índia e em Bangladesh. Saiba mais sobre o prêmio em: http://www.developmentgateway.org/award


Departamento de comunicação:
Cláudia Souza Bom

Voltar

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747