HackerTeen discute com Escola do Futuro segurança na internet e profissionalização de jovens

Bate-papo será aberto ao público

Marcelo Marques, idealizador e diretor de estratégias do HackerTeen e Edson Freire, responsável pelo conteúdo de segurança do curso, além de um de seus alunos, vão conversar com os interessados em inclusão digital na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2007, às 14 horas.

Num debate virtual com membros do Lidec (Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária) da Escola do Futuro da USP, que promove o evento, e todos os demais participantes interessados, Marcelo e Edson vão falar sobre a proposta de ensino do HackerTeen, que busca desenvolver ética, técnica e profissionalização de adolescentes. Também serão discutidas outras iniciativas em prol da preparação de jovens para trabalhar com computadores. Isso será feito na primeira hora do evento.

Um foco importante do HackerTeen, que será abordado na segunda hora do chat, é a segurança na computação/Internet, que envolve por exemplo proteção de senhas e outras informações pessoais e vírus. Tanto que o projeto desenvolveu, em parceria com a SaferNet, a cartilha Diálogo Virtual 1.0, com o objetivo de orientar os jovens para o uso correto e seguro da Internet.

Para participar do bate-papo, é só acessar www.lidec.futuro.usp.br/chat.php, das 14 às 16 horas, na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro. Os encontros anteriores estão disponíveis em www.lidec.futuro.usp.br/porta.php. Para mais informações, telefonar para (11) 3091-6366/9107 ou enviar um e-mail para lidec@futuro.usp.br.

Inovação em informática

Com uma metodologia inovadora, o HackerTeen, idealizado pela empresa 4Linux, foi avaliado como "primeiro e único no mundo" pela Harvard Business School. O público do HackerTeen são jovens que gostam de computadores e desperdiçam o seu tempo em atividades não produtivas. O objetivo é fazer com que eles aprendam o que realmente fará diferença para eles no mercado de trabalho. Para que os jovens se sintam envolvidos, o método de ensino da formação é baseado em desafios, utilizando, para isso, o sistema operacional Linux aliado com temas jovens, recursos de mangás (histórias em quadrinhos japonesas), jogos RPG (Role Playing Game), pedagogia baseada na teoria de Paulo Freire, etc.

Programa Porta de Entrada

Este é o décimo primeiro bate-papo mensal promovido pelo Lidec, por meio de seu programa Porta de Entrada. Os encontros virtuais, que acontecem toda última sexta-feira de cada mês, surgiram para proporcionar uma frutífera troca de experiências e conceitos, além de que os interessados em inclusão digital pudessem conhecer o trabalho do laboratório, atuante no programa estadual Acessa São Paulo, baseado em infocentros (www.acessasp.sp.gov.br) O objetivo é que os interessados possam implementar iniciativas próprias, obter auxílio em pesquisas acadêmicas ou simplesmente conseguir mais informações sobre inclusão digital e internet. A experiência acabou se transformando em um palco para debates mais específicos e profundos, com a presença de um destacado convidado especial por mês.

Por: Maurício Kanno (mediador do debate) - Lidec Notícias


Departamento de comunicação:
Cláudia Souza Bom

Voltar

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747