Banco de Currículos da 4Linux aproxima profissionais de Linux do mercado de trabalho

Quem se cadastrar até 09 de abril pode ganhar uma passagem aérea grátis para o FISL

A empresa 4Linux, especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres, lança nesta segunda-feira, 02 de abril, o serviço Banco de Currículos, exclusivamente voltado para o mercado de software livre e open source. O serviço é gratuito tanto para profissionais quanto para empresas e recrutadores.

A idéia de criar o serviço surgiu de uma demanda contínua da empresa. "A 4Linux recebe freqüentemente ligações de empresas solicitando profissionais de Linux, Infraestrutura e Desenvolvimento baseados em Software Livre e devido ao número crescente de solicitações decidimos fazer uma 'conexão direta' entre os profissionais e as empresas", revela Rodolfo Gobbi, diretor geral da 4Linux.

Estudo da consultoria IDC divulgado em 2006, estimou que o Brasil enfrenta um déficit de 20 mil profissionais de TI. As vagas não foram preenchidas por falta de profissionais qualificados. A mesma pesquisa mencionou ainda que o crescimento do setor será de 11% ao ano até 2009. Se considerarmos que a taxa de crescimento do uso do Linux nos servidores é de 30% ao ano, este número fica ainda pior quando se trata de profissionais de software livre.

"O profissional com conhecimentos em software livre se tornou 'mosca-branca'. Bem pago e muito requisitado no mercado por dois motivos: reduz custos e pirataria para as empresas e consegue aproveitar melhor o parque de hardware já existente nas empresas, sem precisar fazer novos investimentos", explica Marcelo Marques, diretor de estratégias da 4Linux.

A Associação Software Livre, mantenedora do Portal PSL-Brasil e organizadora do Fórum Internacional Software Livre, FISL, apóia a iniciativa. "O Banco de Currículos da 4Linux comporá o Portal do PSL-Brasil juntamente com as os projetos Profissionais Livres, Negócios Livres e Iniciativas Livres, serviços que já procuram criar um canal de comunicação entre profissionais e empresas", revela Sady Jacques, coordenador da Associação Software Livre.

Empresas que usam software livre e já enfrentaram problemas na busca de profissionais apóiam a iniciativa e ressaltam a crescente necessidade do mercado por profissionais de open source:

"A utilização de soluções baseadas em software livre é uma realidade na Caixa. Além de soluções já consagradas - como os terminais lotéricos, portal colaborativo, gerência de impressão, entre outras - novos projetos estão em desenvolvimento, visando compor nossa arquitetura tecnológica. A iniciativa de um banco de profissionais especializados agiliza o relacionamento das empresas com os profissionais", explica Clarice Copetti, vice-presidente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal.

"Toda iniciativa que tem por objetivo encurtar as distâncias entre profissionais e o mercado de software livre é sempre muito bem-vinda. A própria IBM também tem trabalhado bastante para aproximar clientes e parceiros de negócios destes especialistas, já que, a cada dia, a busca por colaboradores com conhecimento técnico se torna ainda mais importante para o sucesso das empresas", ressalta Haroldo Hoffmann, executivo de iniciativas estratégicas da IBM Brasil.

O serviço é todo feito pela Internet. O profissional insere seu currículo no banco de dados e a empresa busca o profissional pelo seu perfil. Experiência com projetos de software livre, trabalho em comunidades e certificação em Linux ganham destaque no perfil do profissional, e são os grandes diferenciais se comparado a um banco de currículo genérico. A empresa busca o perfil desejado e envia um e-mail solicitando a entrevista. Caberá ao candidato - que poderá se manter anônimo - decidir se aceita ou não participar da seleção.

Para se cadastrar no site, basta acessar o Banco de Currículos da 4Linux. O serviço é totalmente gratuito.

Os profissionais que se cadastrarem no Banco de Currículos da 4Linux até o dia 09 de abril de 2007 concorrem gratuitamente ao sorteio de uma passagem para o 8º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre/RS, o maior evento de software livre do Brasil e um dos maiores do mundo. O sorteio, que inclui passagens aéreas de ida e volta e o ingresso para participar do evento, acontece na sede da 4Linux, em 09 de abril de 2007, às 16:00.


Departamento de comunicação:
Cláudia Souza Bom

Voltar

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747