Ex-alunos do Hackerteen apresentam palestras em evento internacional

O FISL é um dos maiores eventos de Linux e software livre do mundo

Dois jovens com menos de 20 anos que se formaram no Hackerteen tiveram seus trabalhos aprovados e apresentaram palestras no fisl9,0 – Fórum Internacional de Software Livre, um dos maiores eventos de software livre do mundo e cujo espaço na grade de palestras é bastante disputado.

O evento ocorreu entre os dias 17 e 19 de abril na cidade de Porto Alegre, e foi considerado pelos organizadores o maior e melhor fisl de todos os anos. O 9ºFórum Internacional de Software Livre reuniu mais de 7,4 mil participantes de 21 países no Centro de Eventos da PUCRS. Foram 257 palestras, com nomes nacionais e internacionais, que lotaram todas as oito salas destinadas aos encontros.

"Ter a palestra aprovada em um evento deste porte não é uma tarefa fácil devido à grande quantidade de palestras de alto nível que são submetidas à Organização. Nós ficamos muitos felizes quando jovens de 20 anos, que acabaram de entrar no mercado de trabalho, participam destes eventos pois mostra o alto nível dos alunos formados pelo HackeTeen", explica Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

As palestras dos alunos do Hackerteen abordaram assuntos de infra-estrutura e programação e não deixaram nada a desejar aos grandes temas debatidos durante o evento.

O aluno Caio Candido ministrou em parceria com César Domingos a palestra "Clonando Pinguins com System Imager" onde mostrou como foi montado os servidores de imagens dos laboratórios da escola de Linux – 4Linux - que eliminaram os HD's removíveis das máquinas que geravam muitas manutenções e problemas.

O aluno Luiz Vitor Martinez ministrou em parceria com Luiz Akita a palestra " Deployment de Rails - os desafios de colocar aplicações em produção" explicando sobre como colocar uma aplicação Ruby on Rails em produção.

"Nós do HackerTeen estimulamos , desde o início, o trabalho colaborativo e o compartilhamento do conhecimento; características que estão na essência da Ética Hacker, uma das disciplinas do HackerTeen, escritas pelo sociólogo Sérgio Amadeu", explica Marcelo Marques, Diretor do HackerTeen.

O fisl - maior evento de software livre do Brasil e um dos maiores do mundo - abrange assuntos como o uso de aplicativos e sistemas de código aberto nas mais diversas áreas: segurança, educação, economia, política, cultura, tecnologia entre outros. A programação diversificada contou com palestras, workshops, tutoriais, mostra de soluções, entre outras atividades e com vários palestrantes internacionais.

Voltar

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747