Sérgio Amadeu é o mais novo professor do HackerTeen

O sociólogo será responsável pela disciplina sobre Sociedade da Informação.

O professor universitário e sociólogo Sérgio Amadeu, ex-presidente do ITI e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, ministrará a partir de setembro as aulas de Sociedade da Informação na formação profissional HackerTeen. Durante o curso, o professor irá mostrar os impactos sociais do domínio das tecnologias da informação e da comunicação.

A primeira aula aconteceu dia 1º de setembro na sede do Projeto Casulo onde foi ministrada uma palestra para 48 jovens carentes que serão treinados pelo HackerTeen por meio de uma parceria entre o Instituto IBI, o Projeto Casulo e o HackerTeen. Em sua aula inaugural, Sérgio Amadeu falou sobre a importância do software livre na sociedade da informação e seu constante crescimento. “No Brasil, a maior parte das grandes empresas já utiliza aplicações em Linux. Isso reflete, portanto, na ampliação do mercado de trabalho para profissionais capacitados nessa tecnologia”, afirma o sociólogo.

Voltado para adolescentes de 14 a 19 anos, o HackerTeen é um programa de formação técnica e ética sobre segurança da Informação e Empreendedorismo e utiliza o software livre Linux como ferramenta operacional. Fazem parte do conteúdo do curso aulas de empreendedorismo, ética, linux, programação, e agora, sociedade da informação.

De acordo com o professor, “as aulas de Sociedade da Informação são um tema necessário, pois os jovens precisam ter consciência de que nenhuma tecnologia é neutra e boa parte delas pode ser desenvolvida e utilizada em benefício de todos, como a Internet, por exemplo, que foi sendo configurada pelos hackers e pelos acadêmicos graças ao fato da rede se basear em protocolos abertos e não proprietários; o modelo colaborativo do software livre é, portanto, a essência da Internet”, explica.

Segundo o Gartner Group, atualmente, 70 das 100 maiores empresas do Brasil já utilizam alguma aplicação em software livre e em São Paulo, 14% das empresas usam OpenOffice. Alguns governos e prefeituras, como Rio das Ostras, no Rio de Janiero e Joinville, em Santa Catarina, também migraram seus sistemas operacionais para softwares não proprietários. E, de acordo com Sérgio Amadeu, “estamos apenas no começo desse processo de migração”. As Casas Bahias, por exemplo, têm 100% de sua estrutura de tecnologia baseada em Linux; a Nokia vai substituir para Linux o sistema operacional embarcado nos celulares e escolheu o Brasil para montar seu centro de customização de Linux. “Fomos escolhidos porque a comunidade de desenvolvedores em linguagens e plataformas abertas cresce rapidamente no Brasil. Quem quiser conseguir um emprego precisará dominar os sistemas operacionais abertos, como Linux, OpenBSD, FreeBSD, e conhecer aplicativos livres”, adverte o sociólogo.

“O software livre é o modelo mais eficiente para desenvolver e manter um software, por isso cresce no Brasil e no mundo. As empresas estão procurando jovens que conheçam software livre e que sejam competentes, ferozes. Vários jovens que formamos em Linux nos Telecentros de São Paulo foram contratados, imagine aqueles que receberem um curso tão completo como o da formação HackerTeen”, afirma o professor.

Os pais têm uma grande preocupação com os jovens, que muitas vezes se relacionam muito mais com o mundo virtual, pela Internet e pelos games, do que com o real. De acordo com Marcelo Marques, Diretor de Marketing e Estratégias da 4Linux – empresa especializada em serviços e treinamentos baseados em softwares livres e idealizadora do projeto – o objetivo é direcionar esse interesse. “Queremos canalizar o potencial dos jovens aficcionados por computador para atividades produtivas e profissionais, evitando que se tornem crackers”, afirma Marques. “Além, disso, os jovens serão alertados para o fato de que o excesso também faz mal”, conclui.


Departamento de Comunicação:
Cláudia Souza Bom

Voltar

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747