HackerTeen lança gibi para educar jovens na Sociedade da Informação

Publicação utiliza linguagem jovem para falar sobre segurança em TI

O HackerTeen lança gibi para jovens com o objetivo de educá-los para a Sociedade da Informação. A publicação traz Yago, o protagonista das histórias, que descreve suas aventuras pelo mundo dos games, da internet e da tecnologia.

Coletiva de Lançamento do GibiO HackerTeen Comic Book, Episódio III, O Apagão da Internet, é composto de 24 páginas, com tiragem inicial de 2 mil exemplares, distribuídos inicialmente em São Paulo. Ele foi idealizado com a colaboração de estudantes do projeto HackerTeen – curso que capacita jovens para o mercado de trabalho na área da tecnologia da informação. Os episódios anteriores a este – Como tudo começou e O que é ser Hacker – foram criados, exclusivamente, em versão para a Internet e estão disponíveis no site do HackerTeen. O Episódio III pode ser acompanhado pela Internet até a página 11, já a versão impressa pode ser retirada na sede do HackerTeen.

O Comic Book tem grande foco pedagógico e o objetivo principal é ensinar os jovens a lidar com a tecnologia de forma simples e segura. Neste terceiro episódio, os leitores terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada tema abordado nos diálogos por intermédio de links indicados nas páginas do gibi.

“De uma maneira muito didática e envolvente, queremos mostrar aos jovens que o homem é o elo mais fraco em segurança da informação”, ressalta Marcelo Marques, diretor de estratégias do HackerTeen. A criação do gibi segue a orientação do projeto HackerTeen, que não apenas fornece ensinamentos sobre segurança em TI, mas apresenta com igual importância a necessidade de uma atuação empreendedora e ética, mostrando a diferença entre hackers e crackers.

O Gibi foi lançado dia 24 de maio em coletiva de imprensa realizada no LinuxWorld Brasil 2006, o mais conhecido evento de Linux no mundo, e reuniu jornalistas de importantes veículos, como jornal O Globo, UOL Digital, INFO on-line, IDGNow e jornal DCI. Na ocasião, estiveram presentes Rodolfo Gobbi, presidente da 4Linux, Marcelo Marques, diretor de estratégias, alguns dos alunos do HackerTeen e Jon "Maddog" Hall, considerado o embaixador do Linux no mundo e um dos apoiadores do projeto HackerTeen.

Episódio III: O Apagão da Internet

A história em quadrinhos, disponível parcialmente na Internet, conta a vida de um jovem de 16 anos, aficcionado por jogos de computador, que passa todo o seu tempo diante da máquina. Com raciocínios rápidos e movimentos certeiros, Yago destaca-se entre seus colegas. Porém, mesmo tendo anti-vírus e firewall em seu micro, o garoto tem sua máquina invadida por um cracker. Para ajudá-lo, surge o Hacker IP, um jornalista de 46 anos que explica a ele que nenhum conhecimento em jogos vai ajudá-lo a proteger seu computador e que apenas ferramentas tecnológicas não são suficientes para manter a segurança em TI. A partir daí, o relacionamento entre Yago, os alunos do HackerTeen e HackerIP passa a abordar temas como criminosos digitais, quebra de segurança, invasão em massa, ataques a servidores e ondas de crimes cibernéticos.

No episódio III, para impedir que aconteça um grande apagão na Internet e evitar que o planeta seja dominado por um inimigo desconhecido, os jovens e HackerIP passam a agir, vivendo grandes aventuras digitais.

HackerTeen Talk

Para receber o gibi Episódio III: O Apagão da Internet, jovens de 14 a 19 anos podem participar do HackerTeen Talk – uma aula gratuita sobre Ética Hacker, que utiliza alguns conceitos sobre hackers apresentados no filme Matrix. Além da aula, os jovens poderão participar de uma prova e, aqueles que obtiverem avaliação acima de 5 pontos, poderão se inscrever no projeto HackerTeen, após autorização dos pais.
Serviço:
Os interessados em participar do HackerTeen Talk, devem entrar em contato por telefone (11) 2125-4747 ou pelo site.

Veja as fotos do HackerTeen no LinuxWorld Brasil 2006 publicadas no INFO on-line.

Departamento de Comunicação:
Cláudia Souza Bom

Voltar

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747