Meu primeiro post para o Hackerteen - O que é uma Hacker e por que você quer se tornar um?

Então pessoal, eu vou ficar aqui com vocês durante um longo tempo (assim espero). A idéia é misturar meus posts entre matérias técnicas e assuntos relacionados mas não tecnicos.. Eu não sei se vocês todos gostarão disso, mas eu espero que sim!

Por favor, me deem um feedback do que vocês gostariam de ver aqui, dúvidas e sugestões então nós podemos criar um astral melhor nestes posts e não um tão entediante.

O que é um hacker? Um Hacker não é somente um cara que tem um alto conhecimento e sabe tudo sobre computadores (ninguém sabe tudo sobre computadores, confiem em mim).

Hacker é alguém que tem o espírito de ação. O espírito de ação força alguem a ir em frente, passando pelos desafios, descobrindo novas coisas, sempre aceitando somente uma breve explicação de como as coisas funcionam.

Vou dar um exemplo, que aconteceu comigo a alguns anos atrás... Eu estava lendo algums manuais de arquiteturas Intel, quando eu achei algo realmente interessante: "The Intel System Management Mode (SMM)" (Modo Intel de Gerenciamento de Sistema) é tipicamente usado para executar algumas rotinas específicas para o gerenciamento de força. Depois de entrar no SMM, várias partes de um sistema podem ser desligadas ou desativadas para minimizar o comsumo de energia. SMM opera independentemente de outros sistemas de software, e pode ser usado para outros propósitos também.

Então eu comecei a pensar comigo mesmo, que outro tipo de propósitos são esses... procurando pela internet, somente via as mesmas respostas, esse recurso é para gerenciamento de energia... "Eu comecei a tentar melhor o que ele oferecia, qual a diferença dos modos normais de operação para este, como colocar algum código ali, como executar ele e, uma idéia realmente veio a minha cabeça: Usado para oferecer algum tipo de checagem integridade de sistema". Um ano depois, alguém em uma conferência lançou alguns mal usos para o mesmo modo de operação, dando mais informações sobre ele. Aquelas informações juntas com as minha buscas anteriores e um pouco mais de estudo, me davam um sistema completo pra proteger a integridade do kernel e ele tem se transformado e apresentado em diferentes palestras que eu dei ao redor do mundo.

  • Hack in the Box Conference - Dubai
  • VNSecurity Conference - Vietnam
  • XCon Conference - China
  • Hack in the Box Conference - Malaysia

Então, eu sou um cara brilhate??? Não eu não sou. Eu tenho poderes mágicos? Não, não tenho. Eu tenho somente uma grande motivação. A moticação de agir, ler, estudar e ir mais ao fundo.

Gaste muito tempo procurando alguma coisa que talvez te dê uma coisa nova, talvez não. Não é sempre tão excitante como os seriados, então, você está realmente motivado??


Rodrigo Rubira Branco (BSDaemon)
rodrigo *noSPAM* kernelhacking DOT com

Back

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747