Zona de Conforto

Chamamos de "Zona de Conforto" aquela situação profissional estagnada: você tem o mesmo trabalho há alguns anos, e faz exatamente a mesma coisa há bastante tempo. Recebe um salário que não é tão bom mas também não é tão ruim. Está razoavelmente satisfeito, então não faz nada para mudar. Isso é bom?

Não, e pode ser muito prejudicial para sua carreira. Mudanças acontecem o tempo todo – nas empresas, no mercado, na sua vida. E você precisa estar preparado para mudar e evoluir profissionalmente com isso.

O mesmo acontece nas empresas. Por exemplo, houve uma mudança recente no mercado automobilístico: como os consumidores estão mais preocupados com o meio-ambiente, preferem carros que emitem menos poluentes. As montadoras que estavam na "Zona de Conforto" – produzindo os mesmos carros de sempre – ficaram estagnadas. Por outro lado, empresas que já estavam pesquisando sobre carros híbridos e mais eficientes, como a Toyota, passaram a vender muito mais.

As pessoas que não querem se esforçar para aprender e procurar novas experiências correm o risco de se tornarem obsoletas para o mundo corporativo. Como os carros poluentes, que foram ultrapassados por modelos mais eficientes. E você? Está no grupo dos que ultrapassam ou no grupo dos que são ultrapassados?


Emerson Niide
Professor de Empreendedorismo
emersoncn@gmail.com

Back

 

 

realização:
4LINUX
apoio:
Instituto Ibi
HackerTeen
Rua Teixeira da Silva, 660
São Paulo, SP, 04002-033 Brasil
Tel: +55 11 2125-4747